Médico analisando imagens de raio-x de um cérebro que estão sendo exibidas em monitores.

Medicina Diagnóstica e Terapêutica

Exames realizados

Mensalmente, são realizados 13,5 mil exames na unidade diagnóstica do Hospital Alvorada. O hospital conta com uma área exclusiva com equipamentos de última geração para a realização dos seguintes procedimentos diagnósticos:

 

  • Biopsia
  • Ecocardiograma
  • Raio X
  • Ressonância Magnética (campo fechado)
  • Tomografia computadorizada multislice de 64 canais
  • Ultrassonografia
  • Hemodinâmica
  • Angiografia digital
  • Radiologia intervencionista
  • Biópsias guiadas por imagem

Tecnologia PACS e RIS

Equipamentos modernos

O nosso Centro de Diagnóstico por Imagens possui equipamentos modernos em tecnologia digital para imagens médicas: Sistemas de PACS e RIS, siglas em inglês que significam, respectivamente, Sistema de Imagens Médicas Digitais e Sistema de Informações Radiológicas. Esses sistemas automatizam todo o fluxo de trabalho, eliminando o uso de papel e filmes e contribuindo, assim, para a preservação do meio ambiente.

 

Essa tecnologia permite ainda que os médicos - clínicos e radiologistas - tenham acesso simultâneo e em tempo real às imagens de todos os exames realizados pelos pacientes, como Ultrassonografia, Ecocardiograma, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Raios X e Hemodinâmica, entre outros, a partir de qualquer computador da rede hospitalar ou mesmo de casa ou do consultório, utilizando-se a internet.

 

Além da visualização dos resultados, o sistema permite a ampliação de imagens, o controle de brilho e contraste e a obtenção de medidas de diâmetros e distâncias.

 

As estações diagnósticas (Workstation), utilizadas pelos médicos radiologistas especialistas, são computadores dedicados com alta tecnologia de hardware e software, que permitem análises complexas, por exemplo, reconstrução 3D e reconhecimento de voz, facilitando o trabalho do médico e diminuindo o tempo para a elaboração e a liberação dos resultados de exames, o que agiliza a condução clínica do paciente.

 

O PACS/RIS permite, ainda, que os médicos acompanhem a evolução de seus pacientes remotamente, por meio da internet, mediante uma senha de acesso. O PACS/RIS está integrado ao sistema hospitalar, o que mantém todo o histórico clínico de forma digital, unindo imagens, exames laboratoriais, medicamentos consumidos, intervenções clínicas e cirúrgicas e antecedentes, ou seja, constitui o prontuário eletrônico do paciente, no qual todas as informações ficam armazenadas por tempo indeterminado, com segurança.