Responsabilidade Social

Plano de Gerenciamento de Resíduo Solido de Saúde (PGRSS)

Essa prática visa preservar a saúde pública e o meio ambiente e prevenir acidentes.
Por isso, somos responsáveis pelo correto gerenciamento de todo o resíduo gerado no hospital até a sua destinação final.

O descarte correto de agulhas e materiais perfurocortantes é feito em caixas apropriadas, evitando-se, assim, acidentes ocasionados por agulhas e materiais contaminados, com prevalência da segurança dos nossos colaboradores e também do profissional da coleta.

Essas caixas junto com o resíduo infectante são encaminhadas para uma Usina de Tratamento de Resíduos (UTR), que transforma resíduos infectantes em comuns. Com capacidade para gerenciar 100 toneladas de RSS (Resíduo Solido de Saúde) por dia, é a única do país a utilizar a moderna tecnologia de ETD - Desativação Eletrotérmica para tratar o lixo hospitalar gerado em São Paulo. Todo o processo de tratamento é realizado com a máxima segurança. Dividido em quatro etapas – trituração, compactação, desinfecção e acondicionamento – O sistema passa por uma bateria de testes para garantir a confiabilidade do produto final. Que só depois de totalmente desativado é encaminhado ao aterro sanitário.

Já o resíduo químico composto por resto de medicamentos e pelas suas respectivas embalagens, é acomodado em caixas apropriadas e descartado como tal, com a devida identificação, para ser coletado pela Prefeitura, onde é incinerado. A incineração é um processo de engenharia que emprega decomposição térmica via oxidação térmica à alta temperatura, acima de 950º C. Transformando o resíduo químico em cinzas.

Pensando na sustentabilidade, fazemos um trabalho de separação de resíduo comum através da coleta seletiva, onde separamos o resíduo reciclável produzido no Hospital.

Em média, o Hospital Alvorada recicla por mês:

  • Mais de 7 toneladas de papel misto e papelão;

  • 800 quilos de plástico em geral, o que gera 600 quilos de matéria-prima para novos produtos.

Economia de reservas naturais: 20 árvores preservadas.

Veja também

Codigo de conduta - Todos os direitos reservados