História

Fundado em 1961 pelo médico Fernando Mauro Pires Rocha, o Hospital Alvorada Moema deu os seus primeiros passos com a criação de um consultório na região Sul de São Paulo, onde conquistou, com atendimento humanizado e personalizado, a confiança e a preferência dos moradores no seu entorno.

Dois anos depois, com o intuito de oferecer atendimento equivalente às necessidades dos seus clientes, o Dr. Fernando percebe a possibilidade de ampliar a estrutura do serviço oferecido. Com a ampliação das instalações em 1963, o consultório se transforma no Pronto-Socorro Alvorada.

Em 1967, o Dr. Fernando associou-se a outros três médicos: o Dr. Geraldo Rocha Mello, o Dr. Samir José Kalil e o Dr. David Schapira. Por meio da nova sociedade, o pronto-socorro foi transformado em Casa de Saúde, com alas para Emergência, Internação, Centro Cirúrgico, Obstétrico e Raios X, alcançando, dessa forma, o nível terciário de atenção à saúde.

Em 1974, a Casa de Saúde foi demolida para dar início à construção do Hospital e Maternidade Alvorada, que foi inaugurado em 1976, com 122 leitos, sendo 14 exclusivos para Terapia Intensiva, e 7 salas cirúrgicas, sendo duas obstétricas.

Com o decorrer do tempo, o hospital passa por mais uma reforma, iniciada em 1996 e concluída em 2000, sendo batizado de Hospital Alvorada Moema e contando com 209 leitos, dos quais 29 para Terapia Intensiva, além de dobrar a quantidade de salas cirúrgicas (totalizando 14). Nesse mesmo período, começa a construção do Medical Center Paulista (um anexo ao hospital), inaugurado em 1999, com estrutura para 262 consultórios, um mini-shopping, amplo estacionamento e praça de alimentação.

Uma segunda ampliação foi realizada em 2005 e outra, em 2009, com a inauguração de mais 19 leitos de UTI.

Em 2009, o grupo Amil adquiriu o hospital e, em 2010, deu-se início ao processo de acreditação pela JCI. Em 2011, foram inaugurados oito leitos VIP e o conforto médico com novo conceito, além de realizada a ampliação dos leitos de UTI pediátrico.

Em 2016, o Hospital Alvorada passou a integrar a HSS Global Orthopedic Alliance, do Hospital for Special Surgery (HSS), formada por instituições referências no atendimento em ortopedia. O reconhecimento deve-se à excelência dos cuidados prestados ao paciente, seguindo os protocolos médicos e padrões de atendimento internacionais, com ganhos de tempo e efetividade de cirurgias realizadas.

O HSS é a primeira instituição no ranking dessa especialidade nos Estados Unidos e parceiro do Alvorada há mais de dois anos. O acordo entre os hospitais prevê a qualificação profissional dos médicos brasileiros por meio de intercâmbios realizados anualmente, além do acompanhamento de pacientes de alta complexidade atendidos aqui no Brasil.

Saiba mais sobre essa parceria clicando aqui.

Veja também

Codigo de conduta - Todos os direitos reservados