JCI

JCIDesde 2013 somos acreditados pela Joint Commission International (JCI). Sediada nos EUA, é a principal empresa certificadora de qualidade em organizações da saúde, baseado em protocolos, indicadores e práticas internacionais. O reconhecimento é fruto do compromisso do Hospital Alvorada Moema na excelência do cuidado e atendimento aos nossos pacientes e da melhoria contínua dos processos. A cada três anos somos auditados para a avaliação da sustentabilidade nos processos para a qualidade da assistência e segurança dos pacientes. Fomos reacreditados em 2016 e receberemos nova visita de avaliação em 2019.

Segurança no cuidado ao paciente

O processo de acreditação internacional disseminou a cultura de segurança e qualidade contínua nos cuidados destinados ao paciente. A gestão da qualidade engloba processos assistenciais e administrativos.

Como somos avaliados?

Hospital Alvorada foi avaliado com base em uma série de critérios que envolvem os processos de cuidado ao paciente. Entre eles:

  • Metas internacionais de segurança do paciente;
  • Direitos do paciente e dos familiares;
  • Acesso ao tratamento e continuidade do cuidado;
  • Avaliação do paciente;
  • Cuidado ao paciente;
  • Educação do paciente e dos familiares;
  • Gerenciamento e uso de medicamentos;
  • Anestesia e cirurgia;
  • Capacitação dos recursos humanos;
  • Gerenciamento da comunicação e das informações (prontuário);
  • Vigilância e controle de infecção hospitalar;
  • Direção e capacitação das lideranças;
  • Gerenciamento e segurança das instalações;
  • Segurança do paciente e melhoria contínua da qual.

Benefícios aos clientes:

  • O processo de acreditação incentiva a instituição a aprimorar continuamente os seus colaboradores por meio de cursos e treinamentos. Profissionais mais qualificados garantem melhor atendimento;
  • O modelo de gestão pela qualidade estimula o Hospital Alvorada a buscar a melhoria contínua dos seus processos e serviços;
  • O hospital oferece aos pacientes e aos seus familiares um atendimento uniforme, eficiente e que visa minimizar a ocorrência de falhas por meio de protocolos, políticas e procedimentos;
  • O hospital possui canais abertos e de confiança com seu público, com a comunidade e com seus colaboradores, independentemente de seus valores culturais, sociais e religiosos.

Situações referentes à qualidade e segurança do paciente podem ser comunicadas à Joint Commission International (órgão certificador de qualidade) pelo email acreditacao@cbacred.org.br.

Veja também

Codigo de conduta - Código de conduta para parceiros de negócio - Relatório de Sustentabilidade 2018 - Todos os direitos reservados

Diretor Técnico - Dr. Fernando Colombari - CRM 131.565